mardi 9 juin 2009

II. comboios vs pessoas.
os comboios e as queridas pessoas... ou os queridos comboios as pessoas? acho que somos todos queridos então direi os queridos comboios e as queridas pessoas! realmente, pensando bem uma hora e quinze minutos é muito tempo, sempre que o faço, penso que será a parte mais chata do dia, ir e voltar, das vinte e quatro horas do meu estimado dia, duas horas e trinta minutos são passadas num comboio estúpido, com pessoas completamente desconhecidas... entre outras coisas rabugentas! isto quando vou ao porto, é claro.. por acaso as minhas viagens de comboio ainda só foram de braga ao porto e também, braga para aveiro... mas pronto, uns apartes! se pensares bem, não são assim umas horas rabugentas, antes pelo contrario, são umas adoraveis rabugentas, isso se as conseguires aprecia-las e aproveita-las da melhor maneira... faço a viagem do principio ao fim, consigo ver as pessoas que entram, as pessoas que saem, o que elas vestem, o tom de voz , as expressões faciais e corporais, os cheiros, as musicas... tudo! um dia gostava de passar vinte e quatro horas (o que não é possível porque eles não funcionam durante esse determinado tempo, mas pronto, o tempo que fosse) sentada, a fotografar, desenhar, escrever, comunicar com as personagens mais engraçadas e estranhas que por ali passavam, eu sei que faço parte dessas personagens, afinal de contas sou uma estranha como eles... sei la! o comboio precisa de nos, se não o frequentássemos, não teria imensa piada, sim porque depois tem aqueles ditos cujos paus amarelos que apetece começar a dançar ali... pode ser considerado um espaço de convívio especial, onde vimos pessoas que nunca mais vamos ver na nossa vida e trocamos olhares, sorrisos...ou por vezes, ate coisas estúpidas que ate ficamos assustados! já vi uma pessoa já pela casa dos quarenta anos a falar ao telemóvel com uma voz tão labrega, tão alta, tão assustadora...achei uma personagem altamente para um livro, um filme... ou melhor, desenhos animados, ele tinha bigode.. e já vi pessoas a falarem sozinhas, não sei porque, esta la tanta gente, poderíamos fazer-lhe companhia de certo modo... se começar a falar sobre a quantidade de personagens fantásticas que já vi naqueles comboios, não me iria calar, sei que historias que ficarão sempre... e sim, preciso delas! já faz parte...

18 commentaires:

  1. eu adoro andar de comboio. adoro sentar-me num cantinho e observar as pessoas. é tão giro. como disseste, são autênticas personagens, é tudo tão diversificado...

    RépondreSupprimer
  2. que grande e óptimo texto :)
    e tens toda razão, as pessoas que ali estão todos dias ou sómente aquelas como tu, fazem parte do espaço, fazem parte da história, é uma óptima idéia para um fotojornalismo, pena que eu não vivo em uma cidade grande que resplandece tanta acção durante o dia ou puro e simplismente uma ida e volta de comboio ou metro :)


    pois estão, gostei imenso do fotógrafo!
    tomara que sim lool pq estou mesmo em busca da música..

    RépondreSupprimer
  3. sim, férias, aqui vamos nós!

    RépondreSupprimer
  4. adoro andar de comboio. adoro desenhar no comboio... e vê-se personagens engraçadas, sem dúvida.

    quanto às saudades sim, é subjectivo, e eu acredito que há mais "opcções" do que aquelas, até que isso nem deve ser reduzido.
    e a maioria das pessoas que me dizem "tenhi saudades" têm um bom relacionamente comigo. podem até não me ver ou estar comigo à algum tempo mas o relacionamente existe. mas para o relacionamente se prolongar convêm combinar qualquer coisa, conviver, estar apenas com essas pessoas. não sei se é por medo, se por falta de vontade massó não gosto quando chega à hora de combinar e parece que as saudades passam rápido, tal é a quantidad de desculpas que se arranja... mas pronto.
    e sim, é como dizes: "quando não tenho relacionamento nenhum com alguém e diz que tem saudades minhas, simplesmente não respondo."

    a música que tens aqui é fofinha.*

    RépondreSupprimer
  5. Adorei a imaginação. Está muito bom o texto.
    E a música é linda.
    Parabéns e boas viagens de comboio. Mas sabes, não queiras passar 24horas lá dentro, porque primeiro "estranha-se mas depois entranha-se", e quando entranhasses já não ia ter esse significado, já não ias achar piada, ia ser rotina. Assim, nessa tua hora e meia de viagem consegues desfrutar das coisas como sendo únicas e retiras o sabor verdadeiro delas.
    Parabéns.

    RépondreSupprimer
  6. o comboio é o meu 2º transporte publico preferido. o aviao está em 1º lugar é claro! sempre adorei de comboio e contigo so andei quê? uma vez praí! eu sinceramente nao gosto dos comboios que vao para o porto, os que vao de barcelos a viana sao tao mais giros :D são daqueles super antigos em que os bancos ainda sao castanhos, com esponja tipo sofá, e é com carruagens antigas, aqueles comboios todos separados com a parte de fora em metal! são tão giros :') num dia vens comigo até viana e vês!

    RépondreSupprimer
  7. clica no meu nome, baldes de água :}

    RépondreSupprimer
  8. eu andava de comboio para todo o lado. era surreal ter um comboio só para ti, ou então para ti e para mais alguém .. fazes-me companhia no meu comboio imaginário?
    o comboio é o transporte urbano mais confortável. tens conforto, segurança, companhia (seja ela velha, nova, estupida, feia, bonita, conhecida, inteligente, culta, mendiga, mas O QUE IMPORTA, é a comunicação), tranquilidade, paz, tens humor mesmo quando não queres, tens tempo para fazeres o que entenderes, como ler, ouvir música, parar para pensar .. há inúmeras coisas com que podes caracterizar um comboio, ou que podes fazer dentro dele, ao longo da tua viagem.
    de uma coisa eu tenho pena: nunca fiz uma viagem contigo. talvez seja por isso que uma volta de comboio ainda não tenha sido Mesmo agradável .. 'sei lá!'
    bem, este elefante vai ter de ir estudar. um beijo estúpido e 'comboiado' **

    RépondreSupprimer
  9. a minha próxima ambição é começar a gostar mais das coisas xD

    RépondreSupprimer
  10. Caroliina (:

    tambéém adoro andar de comboio.. Apesar de nao andar tantas vezes quanto queriia mas é tao engraçado`. É como tu dizes sao imensas personagens a sair e a entrar tao diversas e divertidas ! É agradavel sentarmo-nos no nosso cantinho a admirar tais pessoas !
    Aqui podemos dizer.. Isto ha' cada um !!

    Espero que estejas melhor (:
    Beijiinhooos

    RépondreSupprimer
  11. eu digo o mesmo. quando não estou apaixonada sinto-me mesmo livre!
    já gostei da sensação, agora nem um bocadinho :O

    eu vou ficar bem, espero eu!
    também te vou seguir :}

    RépondreSupprimer
  12. carolinaa,

    bem, para ser sincera sujo-me muitas vezes (a pintar ou qualquer trabalho relacionado com arte) e digamos baixinho que é das coisas que mais gosto de fazer !
    Em berve terei a minha queridissima máquina fotográfica e ai sim :D
    Canto montes, de referir MONTES, de vezes ao dia.. Faz bem ao espirito e à alma..
    No fundo, foram todas coisas que já fiz alguma vez e amei e adorava passar a vida a fazê-lo !!

    Prometo que um dia vens comigo fazer bolhas de sabão gigantes e pintar :DD


    Ainda beem que estás melhor !

    Beijiinhooos, Booas fériias !*

    RépondreSupprimer
  13. muito interessante.. sempre foi e sempre será. observar as pessoas faz-nos reflectir sobre aspectos que nunca pensamos vir a chegar a tal conclusão..

    gosto muito :)
    beijos*

    RépondreSupprimer
  14. sempre vi nos comboios um escape da realidade, vá-se lá saber o porquê... talvez porque de facto é dentro das carruagens que entramos em contacto com as personagens mais estranhas, que muitas vezes pensamos que só fazem parte do imaginário de alguns. cada olhar, cada expressão, cada movimento - contam histórias diferentes, mundos distintos num só mesmo mundo. um dia ainda vou passar vinte e quatro horas num comboio contigo, ou o tempo que for porque eles não funcionam durante esse determinado tempo. contudo, há momentos que gosto mais de comboios, do que de pessoas.
    boas fotografias, tenho uma especial adoração por reflexos :)

    RépondreSupprimer
  15. O texto está tão engraçado :)
    Não tenho muito o hábito de andar de comboio, o único transporte público que utilizo é o autocarro e não estou lá dentro mais do que 15 minutos. Aqui é tudo pertisiimo, tanto que até chateia, sempre tudo igual. Mas quando estiver na faculdade vou poder apreciar essas estranhas e cómicas personagens de que falas, espero eu. É que, de momento, nas minhas curtas viagens de autocarro, vou sempre tão apertada, tão esmagada, que não dá para olhar para lado nenhum.
    *

    RépondreSupprimer
  16. Este foi um dos posts mais bonitos que já vi =O

    RépondreSupprimer